fbpx
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Subscribe to our newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
historia-do-jeans

A história do Jeans

Gostou do Post?
- Total: 1 | Ranking: 5 -

O jeans nasceu da ideia de usar lona como vestimenta, nasceu da necessidade de ter um material resistente que fosse capaz de suportar a rotina da corrida do ouro da América do Norte por volta de 1947. Essa foi fomentada pela observação do criador perante os usuários, técnica hoje deixada de lado para seguir tendências fabricadas por grandes marcas internacionais. As calças confeccionadas necessitavam suportar alta humidade e grande atrito, pois os mineradores passavam várias horas por dia ajoelhados em terreno grosseiro.  O material inicialmente utilizado não era um objeto comum do universo do vestuário, o tecido na verdade era utilizado para cobertura de carroças e barracas.

As primeiras calças serviram ao seu papel e posteriormente foram utilizadas pelos vaqueiros e cowboys que também precisavam de durabilidade ao exercerem tarefas como tocar o gado e domar cavalos. Com o passar dos anos, o já popular jeans foi introduzido na sociedade pelos jovens. Na Europa seu uso significava irreverência perante a sociedade conservadora da época, associando o seu uso a conceitos políticos liberais e revolucionários. O jeans foi um dos vetores de combate da segmentação social pelo vestuário, porque ele era passível de uso por todas as classes sociais.

JEANS É REVOLUÇÃO

Algumas pessoas da história atribuem ao jeans um aspecto revolucionário que está diretamente ligado as suas características físicas e de sua origem como material de alta resistência e praticidade. O jeans possuía uma disparidade em seu aspecto físico enquanto comparado a outros tecidos que eram comercializados, se diferenciava em todas as escalas de manuseio e vestibilidade, fugia dos padrões das peças feitas pelas modistas e alta costura e teve como seu grande apoio o surgimento do prêt-à-porter e do “boom” da indústria cinematográfica de hollywood.

Alguns filmes como a Juventude Transviada com o famoso ator James Dean geraram grande comoção pelo público criando um dos primeiros lifestyle e conceitos do padrão de beleza masculino moderno que ainda são reconhecidos na atualidade, seria um homem jovem,  em boa forma física, com óculos escuros, corte de cabelo com um leve topete vestido um blue jeans, jaqueta de couro e camiseta branca.

Hoje o jeans é versátil, confortável e principalmente cotidiano, ele consegue ser inserido em diversas situações profissionais, formais e informais condizentes com a nossa realidade sem trazer aspectos de alta representatividade política, pois já foi absorvido pela sociedade. O jeans hoje representa o estilo country, sexy, hip hop, básico, punk, rocker, hippie, elegante entre tantos outros, hoje o jeans é rotina, mas há 60 anos não era!

Faça um Comentário