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Como vender em 4 passos

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Confira passo a passo como aumentar sua porcentagem de conversão de venda! Se torne uma vendedora melhor e aumente a sua comissão! Aprenda como fazer isso em 4 passos.

PASSO 1

Alguns pontos essenciais para a concretização de uma venda é estabelecer laços em comum com seu cliente, gerando um sentimento empático sobre algo que não necessariamente tem relação com a venda ou o produto. Primeiramente, pergunte o Nome dele ou dela e se apresente! Outro ponto interessante, é a quebra da barreira inicial do atendimento por meio de um elogio! Simples assim!

Você pode elogiar o cabelo, as unhas, a barba, o carro ou uma peça de roupa buscando sempre estabelecer um nível de respeito e descontração. Lembrando que sua aparência externa é o cartão de visita e uma das impressões primárias do consumidor sobre a marca que está sendo comercializada, então é imprescindível que você esteja perfumada(o), com o cabelo arrumado, com uma roupa no estilo mais básico evitando o estilo sexy e por fim com um bom hálito.

FASE 2

No caso da venda de calças, bermudas e sais jeans é interessante sempre perguntar qual o tamanho que a pessoa gostaria, lembrando que as vezes o produto que ela está adquirindo não necessariamente é para seu próprio uso. Então cuidado com algum pré-conceito sobre as medidas do consumidor. Quando chegamos nesse momento é importante estabelecer uma conversa mais profunda com o cliente nos aspectos da utilidade da peça, se existe alguma restrição sobre preço e cores, para que com essas informações você possa mostrar produtos que sejam mais assertivos.  Também, é relevante perguntar se ele tem alguma marca de sua preferência, como a Via Gráfit Jeans que possui a modelagem seca barriga, peças exclusivas podem estimular fidelização do seu cliente.

FASE 3

Sabendo essas informações é interessante tornar o processo de escolha rápido, fornecendo poucas opções por vez, como três calças semelhantes e outras duas bem distintas para que você possa identificar pelo produto o que o consumidor está buscando! Nessa altura você já está na etapa de quase no fim da venda, caso o cliente prefira provar pergunte rapidamente se o tamanho está adequado e seja rápido em posicionar outra peça caso não esteja. Vamos lembrar que é importante dar um espaço para o cliente se sentir à vontade e pensar, caso ele esteja indeciso ou muito agitado você pode ir tomar uma água e deixar ele pensando um pouco sozinho.

FASE 4

Fechamento, para clientes indecisos você precisa vincular a peça a uma função ou evento, mostrando a versatilidade de formação de looks para várias ocasiões! Ressaltando aspectos de conforto e durabilidade que comprovadamente são fatores valorosos no campo de roupas e calçados, também é determinante gerar um sentimento de escassez moderado.

Lembre-se sempre que pensar nos pós-venda é imprescindível, mas isso já é para outro momento.

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